Conservação dos Alimentos

Blog de cienciasdanatureza :Ciências da Natureza, Conservação dos Alimentos

 

7ª série

 

Conservação dos alimentos

Todo alimento precisa ser bem conservado para não perder seu valor nutritivo, não apodrecer nem sofrer outro tipo de alteração.

As principais técnicas de conservação de alimentos são o resfriamento, o congelamento, a fervura, a pasteurização, a defumação, o salgamento e a liofilização.

 

Resfriamento e congelamento

Os alimentos guardados na geladeira conserva – se por mais tempo do que ficam fora dela. Isso acontece porque o frio dificulta o desenvolvimento dos microorganismos responsáveis pelo apodrecimento da comida.

Os alimentos podem ser resfriados – quando guardados dentro da geladeira, ou congelados – quando guardados no próprio congelador ou freezer. Os alimentos congelados conservam – se por mais tempo. A diferença está na temperatura mais baixa do congelador.

Ao guardar alimentos na geladeira, tome os seguintes cuidados :

 

  • Verduras e legumes – para que não fiquem ressecados, guarde – os em sacos plásticos ou em recipientes tampados

  • Peixes, mariscos e outros alimentos com cheiro forte – guarde – os em vasilhas com tampa, para que seu cheiro não passe para outros alimentos, como o leite e a água

  • Carnes – limpe – a bem antes de guardá – la ; use vasilhas plásticas e ponha – a no congelador,caso ela não seja consumida nos próximos dias.

  •  

Fervura

Outra maneira de combater a deterioração dos alimentos é fervê – los bem, pois a fervura mata os micróbios neles contidos.

 

Pasteurização

É um processo industrial empregado, principalmente, no tratamento do leite. Consiste em fervê – lo até atinja temperatura entre 65°C e 85°C e, em seguida, resfriá – lo rapidamente, matando

os micróbios.

Defumação

O sal ajuda a conservar os alimentos, pois impede a proliferação de microorganismos.

O salgamento é um processo muito simples, que pode ser usado tanto em indústrias quanto em casa. Carne de boi salgada e seca ao sol é conhecida como carne – seca ou charque. O peixe salgado mais conhecido é o bacalhau.

 

Liofilização

A desidratação dos alimentos inibe o desenvolvimento de microrganismos e representa um dos melhores métodos de conservação de alimentos.

Atualmente existem muitas técnicas de desidratar ou secar alimentos. Entre as mais avançadas destacaremos a liofilização. Nesse processo, o alimento é rapidamente desidratado numa câmara a vácuo, que transforma os cristais de gelo diretamente em vapor de água.

 

A liofilização de alimentos se popularizou a partir do final da década de 1960; até então, produtos liofilizados eram consumidos praticamente só por astronautas. Essa técnica permite a conservação do alimento por mais tempo, a manutenção de seu gosto original e de seu valor nutritivo .Frutas e legumes têm seu peso reduzido de 90% a 95%; peixes e carnes, de 60% a 80%.

Quando necessário, os alimentos liofilizados podem ser reidratados e praticamente retomam

o tamanho, a forma e a aparência originais.

 

ALIMENTOS, LIOFILIZAÇAO, CONSERVAÇAO, FERVURA

segunda 22 março 2010 21:14



Nenhum comentário Conservação dos Alimentos



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.234.128.25) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para cienciasdanatureza

Precisa estar conectado para adicionar cienciasdanatureza para os seus amigos

 
Criar um blog